quarta-feira, 22 de agosto de 2007

o clima

acabei tendo um pouco mais de tempo que o esperado...então vai logo outro post...
(desse vez no computador onde eu sei digitar...)


Mais besteiras...

O CLIMA
O tempo aquí é meio estranho. Mesmo no verão é um frio da porra!
Quer dizer, não é que seja muuuito frio. Mas é bem mais frio do que eu to acostumado né. Sempre ta perto de uns 18 graus...Nada de 27 graus como em Fortaleza a vários dias...e pra piorar, tem chovido direto. Mas também tem as coisas engraçadas...hoje eu tava saindo de casa, 8 da manhã, e ao dar aquele suspiro de "putz...aula..." saiu aquela fumacinha pela boca!!! huahuahuahuahua
eu sou mongol eu né?
mas foi a primeira vez...emocionante...
Bom, agora é ver se eu aguento o inverno...

AULAS

Temos aula de francês de segunda a sexta, de 9 da manha ao meio-dia e de 2 às 3 e meia da tarde. A sala quase sempre tem só nós 3, tirando as segundas feiras quando a Corina (ver post com os personagens) assiste aula com a gente. Outra coisa legal que acontece de vez em quando é que recebemos umas visitinhas do Monsieur Caminquer, ex-funcionário da ONU que mora aquí em Perigueux. Ele trabalhou a vida toda viajando o mundo, é inteligente pra caramba e é uma boa oportunidade para nós para tirarmos dúvidas sobre a política da França, saber como as coisas funcionam pora aquí e ouvir um ponto de vista bem diferente do que estamos acostumados sobre certos temas. É realmente interessante. Isso sem falar nas coisas inesperadas. Um dia estavamos na aula e entra a Françoise com um cara. Ela apresenta o tal sujeito pra gente e ele é apenas Jean-Paul Gaultier, um dos fodões aí da alta costura, hehe Qnt ao nosso nível de françês, tem melhorado. Aos poucos, mas tem melhorado. Principalmente na compreensão oral. Já da pra enteder quase tudo do que falam pra gente. Ainda tenho uma certa dificuldade pra falar e uma grande dificuldade pra escrever. Mas umas redações passadas pela Dominique, umas consultas ao livro de conjugações e o caderninho que comprei aquí têm ajudado.


CACHORROS

Já que falei dos cachorros das madames, um detalhezinho sobre eles. Os francêses AMAM cachorros. E eles estam em todos os lugares. Todos mesmo. Tirando um ou outro que tem uma placa de “Interdit aux Chien eles são aceitos em restaurantes, bares, alguns prédios públicos, em ônibus.... A gente até se acostuma. O chato é ter que andar nas calçadas olhando pra baixo. Tem merda de cachorro a cada 10 metros. Tirando isso, eles são bem educados. Ficam sentadinhos esperando os donos almoçarem. É até engraçado.

Tempo bonito né?


Um comentário:

Jamile Silveira disse...

vixi cara, que palha...aki faz um solzão doidera e o céu é azul azul hehehe ;D